today777 -Primavera Gaúcha é o nome do projeto idealizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por me

Mostra de Cinetoday777 -ma Exibe 20 Longas Gaúchos

Primavera Gaúcha é o nome do projeto idealizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac),today777 - por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), com lançamento nesta quinta-feira (21). Uma ampla mostra de filmes produzidos no Rio Grande do Sul segue até o dia 13 de outubro. As sessões serão realizadas na Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim, em Porto Alegre (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico), com entrada franca.

Continua após publicidade

:: Festival de Cinema de Três Passos divulga selecionados da Mostra Competitiva 2023 ::

O programa é composto por 20 longas-metragens, selecionados pela Associação de Críticos de Cinema do RS (ACCIRS), que representam o cinema feito no estado, abordando questões históricas, temáticas, de gênero e trajetórias premiadas.

A mostra tem como objetivo dar visibilidade e promover o conhecimento sobre a cultura do Sul do Brasil, além de apresentar a diversidade da produção cinematográfica gaúcha. Também destaca a trajetória de diferentes diretores e sua produção geracional, por meio de seus filmes mais relevantes.

A Primavera Gaúcha foi viabilizada com recursos de uma emenda parlamentar do deputado gaúcho Ubiratan Sanderson e tem como objetivo central celebrar e divulgar a produção audiovisual gaúcha para novos territórios e públicos. O projeto inclui uma mostra itinerante, uma plataforma de streaming, a publicação de um livro, a criação de um site e auxílio financeiro para que realizadores gaúchos possam participar de eventos de mercado e festivais.

:: &39;Retratos Fantasmas&39;, de Kleber Mendonça, representa o Brasil no Oscar; relembre entrevista com o diretor ::

Entre os filmes selecionados estão Anahy de las Misiones (Sérgio Silva), O Homem que Copiava (Jorge Furtado), O Cárcere e a Rua (Liliana Sulzbach), Antes que o Mundo Acabe (Ana Azevedo), O Caso do Homem Errado (Camila Moraes), entre outros títulos de destaque no cinema brasileiro e gaúcho.

Programação

Anahy de Las Misiones (Brasil, 1997, 107min). Direção de Sérgio Silva, com Araci Esteves, Marcos Palmeira, Dira Paes, Paulo José, Fernando Alves Pinto. 16 anos. Drama. Sinopse: Uma mulher luta pela sobrevivência durante o período mais conturbado da história do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha. Arrastando um velho carroção sem bois, Anahy e seus filhos enfrentam a guerra, a morte e o medo, com o objetivo de manter a família unida. Inevitavelmente, o conflito se infiltra em sua vida e Anahy assiste impotente a dissolução de sua família.
Data: 21/09 - quinta-feira
Horário: 19h
Local: Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim

O Homem que Copiava (Brasil, 2003, 123min). Direção de Jorge Furtado, com Lázaro Ramos, Leandra Leal, Luana Piovani, Pedro Cardoso, Júlio Andrade. 14 anos. Drama. Sinopse: André é um jovem que trabalha na fotocopiadora de uma papelaria. Um dia se apaixona por Sílvia, uma vizinha, a qual passa a observar com os binóculos em seu quarto. Decidido a conhecê-la melhor, descobre que ela trabalha em uma loja de roupas e, para conseguir uma aproximação, tenta de todas as formas conseguir 38 reais para comprar um suposto presente para a mãe.
Data: 22/09 - sexta-feira
Horário: 19h
Local: Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim

O Cárcere e a Rua (Brasil, 2004, 80min). Direção de Liliana Sulzbach. 12 anos. Documentário. Sinopse: Cláudia, presidiária mais antiga e respeitada da Penitenciária Madre Pelletier, deve deixar o cárcere em breve. Assim como Betânia, que vai para o regime semiaberto, e ao contrário de Daniela, que recém chegou na prisão e aguarda julgamento. Enquanto Daniela busca proteção na cadeia, Cláudia e Betânia vão enfrentar as incertezas de quem volta para a rua.
Data: 23/09 - sábado
Horário: 19h
Local: Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim

Antes que o Mundo Acabe (Brasil, 2009, 100min). Direção de Ana Luiza Azevedo, com Pedro Tergolina, Eduardo Cardoso, Bianca Menti. 10 anos. Drama. Sinopse: Daniel é um adolescente crescendo em seu pequeno mundo com problemas que lhe parecem insolúveis: lidar com uma namorada que não sabe o que quer, ajudar um amigo que está sendo acusado de roubo e sair da pequena cidade onde vive. Tudo começa a mudar quando ele recebe uma carta do pai que ele nunca conheceu. Em meio a todas essas questões, ele será chamado a realizar suas primeiras escolhas adultas e descobrir que o mundo é muito maior do que ele pensa.
Data: 24/09 - domingo
Horário: 19h
Local: Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim

Visitantes, por favor deixem um comentário::

© 2024.sitemap